SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DEFINE SÊMEN ANIMAL COMO PRODUTO ESSENCIAL DURANTE CRISE DO CORONAVÍRUS

SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DEFINE SÊMEN ANIMAL COMO PRODUTO ESSENCIAL DURANTE CRISE DO CORONAVÍRUS

Atendendo a um questionamento da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento esclareceu, em ofício, que “se incluem no caráter de essencialidade para a cadeia produtiva animal, os insumos para reprodução animal, como sêmen e embriões”.

Também destaca que “faz-se essencial que sejam asseguradas, dentre outras, as atividades envolvidas com a produção e abastecimento de alimentos” e que “essas atividades compreendem toda a cadeia produtiva, incluindo as matérias-primas e insumos envolvidos na produção”.

“Desde semana passada estávamos preocupados que essa cadeia produtiva do agronegócio fosse impactada por limitações do frete rodoviário porque 90% da nossa carga é transportada por esse modal”, explica o executivo da Asbia, Carlos Vivacqua.

Ele conta que, na segunda-feira (23/3), o setor recebeu um documento assinado pelas principais transportadoras rodoviárias do país comunicando que, atendendo às recomendações legais, deixariam transportariam sêmen por não se tratar de produto alimentício.

Retomada logística

Segundo Vivacqua, o documento está sendo entregue às transportadoras e já permitiu a retomada da logística do setor. Com a recusa das transportadoras, Vivacqua calcula que a indústria de inseminação artificial tenha ficado cerca de 48 horas sem escoar qualquer insumo relacionado à atividade.

Vivacqua afirma que, embora o país não esteja na estação de monta, quando há maior aquecimento do mercado de inseminação artificial devido ao ciclo da produção pecuária de corte, na cadeia do leite, essa atividade é constante. 

“No leite, começamos a intensificar o uso de sêmen de maior valor agregado justamente quando tem declínio da temperatura, porque aí você consegue programar o nascimento do bezerro e o pico de lactação para o melhor momento de mercado”, explica.

Segundo balanço divulgado pela Asbia no início deste ano, em 2019 as vendas de sêmen bovino no Brasil somaram 18,5 milhões de doses, sendo 4,6 milhões delas de raças leiteiras - crescimento anual de 10%.

 
PATROCINADORES
TORTUGA
TRAMONTINA
SICREDI
CASE
ZOETIS
IMV
ARENALES
BRAZEIRO
PIRATINI
APOIADORES
VOLTA
CARGNELUTTI
ARENHART
LV EQUIPAMENTOS
RENASCER BIOTECNOLOGIA
CONHEÇA O CATÁLOGO 2023/2024

O novo catálogo de reprodutores da Renascer